segunda-feira, 18 de junho de 2018

VENCENDO A DEPRESSÃO



Lamentações 3.19 Recordo-me da minha aflição e do meu delírio, do meu profundo sofrimento e do meu enorme pesar. 20. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. 21. Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança: 22. A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23. renovam-se plenamente a cada manhã! Grande é a tua fidelidade! 24. Sendo assim, digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR, portanto, nele depositarei toda a minha esperança.
 Amados hoje quero vos falar sobre algo muito importante, A DEPRESSÃO! Segundo alguns o mal do século, segundo estudiosos uma terça parte da humanidade hoje padece desta enfermidade, vejamos o conceito: Depressão é um termo utilizado na psiquiatria para designar um transtorno de humor, uma síndrome em que a principal queixa apresentada pelos pacientes é o humor depressivo e às vezes irritável, durante a maior parte do dia. No entanto, a depressão é considerada muito mais profunda do que a tristeza.
 A palavra "depressão" vem do latim depressio, de deprimere, que significa “apertar firmemente", "para baixo”. Quais os principais fatores que levam a depressão: Embora possa ser ocasionada por múltiplos fatores, a depressão costuma surgir com sinais de stress e certos sentimentos (uma desilusão amorosa, a vivência de um acidente ou de uma tragédia, etc.).
Uma elaboração inadequada do luto pela morte de um ente querido ou o consumo de determinadas substâncias (como o álcool ou outras substâncias tóxicas) também podem resultar em depressão. Bom diante disto podemos fazer algumas perguntas, tais como: pode um cristão está depressivo? É pecado a depressão? Se alguém está depressivo é porque não tem fé? Destas perguntas são frequentes entre os cristãos, temos visto a depressão atingindo até mesmo lideres cristãos em nossos dias.
Nós seres humanos somos uma tricotomia( espirito, alma, corpo) logo assim sendo a depressão uma enfermidade da alma( sede das emoções, sentimentos, vontade) pode vir sobre justos e injustos, na Bíblia encontramos verdadeiros servos de Deus, que passaram por depressão, por exemplos: Elias e Jeremias, mais houveram muitos outros, por que? Simplesmente estes homens foram heróis da fé, mas eram homens de carne e osso, sendo assim sujeitos as mesmas paixões que nós (Tiago 5.17). A grande notícia é que eles não sucumbiram diante da depressão, mais a venceram, gloria Deus!
1- VENCEMOS A DEPRESSÃO QUANDO RECONHECEMOS QUE NASCE DENTRO DE NÓS. Recordo-me da minha aflição e do meu delírio, do meu profundo sofrimento e do meu enorme pesar, Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Os sentimentos de Jeremias podem ser compartidos por muitos hoje em dia, o profeta via a calamidade, sua cidade destruída, o templo em ruídas, então quando recorda isto sua alma desvalesse, fica pensando continuamente a mesma coisa, levando-o a um ciclo vicioso, trazendo amargura e tristeza. O crente deve lutar contra todo pensamento que o quer fazer cativo, e dominamos todo o pensamento carnal, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Cor 10.5, não se deixe aprisionar por pensamentos negativos, pensai nas coisas que são de cima Cl 3.2.
2- VENCEMOS A DEPRESSÃO RECORDAMOS NOSSA ESPERANÇA. Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança V.21 O profeta Jeremias nos conduz ao seguinte passo para triunfar sobre a depressão, nós temos uma viva esperança! A maioria das pessoas fracassam contra a depressão porque o mundo não existe esperança, os especialistas dizem que a pessoa deve encontra um motivo, razão para sair desta situação, mais o cristão tem uma esperança viva pela fé no filho de Deus! Nossa esperança não é o Cristo dos filmes de Hollywood, mais o Cristo Ressuscitado, Todo-poderoso, Vencedor.
3-VENCEMOS A DEPRESSÃO QUANDO VEMOS A MISERICÓRDIA DE DEUS. .22 A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23. renovam-se plenamente a cada manhã! Grande é a tua fidelidade! Devemos meditar sobre Deus, seu caráter, neste caso em sua misericórdia, seu significado é sentir a de outro no coração, Deus não somente conhece nossas dores, e cargas, como também nos convida para descansar Nele, Mateus 11.28. Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. 29. Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas. 30. Pois meu jugo é bom e minha carga é leve”. As misericórdias de Deus são novas a cada manha, confie na misericórdia de Deus, e triunfe sobre a tristeza!
4- VENCEMOS A DEPRESSÃO QUANDO TEMOS FÉ EM CRISTO. V 24 A minha porção é o SENHOR, portanto, nele depositarei toda a minha esperança. Vencemos quando depositamos nossa fé em Cristo, sabendo que Ele é poderoso para nos fazer triunfar sobre problemas, catástrofes e enfermidades, pois tudo podemos em Cristo que nos fortalece! Que Deus é especialista em mudar historias, sabendo que tudo obra para nosso bem! Rom 8.28. Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.
Que Deus vos abençoe!
Pastor Enéas Rodrigues

Nenhum comentário:

COLUNA

COLUNA DO IRMÃO FRANCK

Ser um missionário. Você já pensou em ser UM? Você pode responder que sim ou dizer que não se sente preparado espiritualmente ou eclesia...